.:: Mascote do Blog ::.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Alojamento

Olá Leitores!

Agora vamos falar um pouco mais sobre Alojamento, onde o seu Porquinho deve ficar, qual é o lugar mais apropriado para o seu Porquinho viver? Vou explicar tudo isso nessa postagem! ;)


Alojamento


Informações de como alojar o porquinho da índia com conforto e segurança

 

 

Medidas para alojamentos de porquinhos

 Quanto mais animais, mais espaço será preciso. Quanto mais espaço, melhor!


 Medidas mínimas indicadas para dar conforto a porquinhos da índia adultos.

 1 porquinho: 0,7 m²
  2 porquinhos: 1 m²
  3 porquinhos:  1,2 m²
  4 porquinhos: 1,5 m²                                                                                                                 


 Pode–se usar:



Cercadinhos
 Considerados a melhor opção porque costumam ser bem maiores que as gaiolas e em alguns casos podem ser montados de acordo com o espaço disponível. Podem ser feitos com telas aramadas conectadas uma à outra com conectores próprios. A abertura das telas deve ser inferior a 3,8cm para que filhotes não consigam passar por elas. Podem ser montados e desmontados com facilidade, podem ter mais de um andar e formatos variados e como são maiores, tem mais espaço para tocas, brinquedos e outros acessórios. No caso de se ter outos animais em casa que possam ferir o porquinho, o cercado pode ser montado com telas tambem em cima, como se fosse uma gaiola.
 


Gaiolas para Porquinhos da Índia

 Tem um único andar e os espaços entre as grades são do tamanho ideal para evitar fugas ou ferimentos. Não são a melhor opção devido ao seu tamanho, mas são seguras no caso de ter outro animal em casa que possa atacar o porquinho.

 

Gaiolas de coelho

 São de um único andar e com espaços de bom tamanho entre as grades. Alguns modelos são maiores e por isso mais adequados. As que possuem grades no piso que não podem ser retiradas não servem para Porquinhos da índia.
 

  Importante:
  O chão da gaiola não pode ser de grade. Se for, retire a grade para a evitar que as patinhas fiquem feridas. Apenas forrar para cobrir as grades muitas vezes não evita lesões nas patinhas a longo prazo. Gaiolas que possuem piso de grades que não podem ser retirados não servem para porquinhos.

  AtençãoOs porquinhos precisam ser soltos sob supervisão para brincarem e se exercitarem fora da gaiola diariamente. A gaiola é pequena para porquinhos adultos e deve ser usada apenas para aloja-los por pouco tempo, quando não ha ninguem para supervisiona-los e correm o risco de se ferir.

 Viveiros internos ou externos

 Podem ser feitos de madeira e telas aramadas na forma e medida que você quiser. Para ficarem na área externa é importante que tenham um telhado para proteger do sol e da chuva e ficar em local protegido de correntes de ar e de predadores.

 


Cercado para lazer

 Uma opção para quem tem quintal em casa. Esse tipo de cercado pode ser colocado sobre o gramado para que os porquinhos brinquem e comam grama em segurança durante uma parte do dia. Podem ser feitos tambem com telas aramadas. Não se esqueça de colocar água e uma proteção contra sol e chuva no cercado.



Nunca usar 


  Gaiolas de hamsters
 São pequenas demais, possuem diversos andares podendo causar quedas e suas grades mais estreitas podem prender e até fraturar as patinhas dos porquinhos.
 

  Aquários
 Mesmo que em tamanho grande, e sem tampa, não fornecem a ventilação necessária. Podendo se tornar um ambiente úmido e concentrar o odor de amônia da urina que se torna tóxica para os animais.



  Gaiolas de Chinchila
 Possuem plataformas com vários andares para serem escaladas e podem levar os porquinhos a quedas.

Substrato


Manter o alojamento sempre seco e limpo é muito importante, para isso escolha o substrato que considerar ideal para o tipo de alojamento, a quantidade de animais, a praticidade e custo ideais pra você.

Maravalha
 Encontrada facilmente em Pet Shops. Tem baixo custo, boa durabilidade, raramente causa alergias. Nos porquinhos de pelagem longa pode se embaraçar no pelos se o bichinho não for escovado com freqüência. Usar apenas maravalha especifica para roedores.  Maravalhas vendidas ou doadas em madeireiras não podem ser usadas porque podem ser de madeiras tóxicas como cedro ou terem compostos químicos como vernizes ou tintas que podem intoxicar o porquinho.  

Feno
Apesar de ser barato e fazer parte da alimentação do porquinho, não funciona tão bem quando usado sozinho. A urina costuma ficar embaixo do feno, sem ser absorvida, causando forte odor após pouco tempo. O ideal é usar o feno juntamente com a maravalha. Assim a urina passa pelo feno sendo absorvida pela maravalha. E o feno, além de evitar o contato do animal com a urina, também mantém o ambiente sem odores por mais tempo.

GRANULADO DE MADEIRA
Encontrado em Pet Shops. Existem marcas direcionadas para roedores e para gatos, mas são o mesmo produto. É muito eficiente para neutralizar odores, atóxico, tem uma durabiidade maior e é biodegradável, podendo ser descartado no vaso sanitário. Por ter um custo mais alto normalmente não é usado em cercados ou alojamentos grandes. Uma boa opção é  usa-lo em uma bandeja higiênica, como as usadas para gatos.

Soft
Não é descartável. É lavável. Usado para deixar passar a urina se mantendo sempre seco. Embaixo do soft podem ser colocadas toalhas, tapetes higiênicos usados para cães ou outro material absorvente.  É preciso retirar as fezes varrendo.  O soft é muito confortável, mas é importante manter as unhas do porquinho aparadas para evitar que se prendam no soft podendo ferir o bichinho. A limpeza semanal é um pouco mais trabalhosa,  pois as toalhas e o soft precisam ser lavados. Nunca use amaciante ao lavar o soft. O amaciante deixa o soft mais impermeável, atrapalhando a passagem da urina.

 
 Nunca usar

Jornal

O jornal picado pode soltar tinta intoxicando o porquinho, além de não absorver bem a urina.

Corn cobs

São granulados absorventes a base de flocos de milho. Além de perigosos se ingeridos, não absorvem bem e em contato com a umidade tem tendência de criar fungos com facilidade.

Pó de Serra
O pó de serra, tambem chamado de serragem em algumas regiões é muito fino e pode conter produtos tóxicos. É perigoso para o porquinho porque pode ser ingerido, acumulando-se no estomago do porquinho ou inalado causando alergias e até pneumonias fatais.

Areia higiênica para gatos
As areias para gatos a base de argila ou minerais semelhantes absorvem bem a urina, mas podem ser perigosas se ingeridas e costumam grudar na pelagem quando ficam úmidas. Além de poderam causar alergias respiratórias.

Tapete Higiênico
Se torna perigoso ao ser roído pelo porquinho que pode ingerir os flocos de gel. Só deve ser usado sob o soft porque dessa forma não há risco de ser roído.


  Comedouro


 
 Os comedouros ideais devem ser de barro, ceramica ou outro material resistente e com formato que evite que sejam virados  . Porquinho da índia costumam roer os potes e se forem de outros materiais como plástico, podem causar ferimentos na boca. Os comedouros devem ser limpos diariamente. Antes de colocar a ração certifique-se que o comedourou está seco. A umidade pode estragar a ração 


Bebedouro

   
Os bebedouros podem ser potes de barro ou do tipo garrafa. O pote de barro mantem a agua fresca, mas  é mais dificil de ser virado, derramando a água e poder ficar logo sujo com substrato ou dejetos que caiam dentro da água.  Alguns porquinhos urinam e defecam na água. 
O bebedouro garrafa não deixa que o porquinho suje a água. Pode ser fixado na gaiola ou cercado. O bico tem que ser metalico para evitar que o porquinho consiga roer. Verifique se não há vazamento sempre que trocar a água e recolocar no alojamento. Se o seu bichinho for ficar sozinho durante muitas horas o melhor é o bebedouro do tipo garrafa, já que o pote pode ficar sujo do substrato que absorve a agua, deixar o porquinho com sede.


 Brinquedos


Porquinhos roem para desgastar os dentes que crescem continuamente.  Brinquedos em madeira atóxica são ideais para isso.


 Casinhas, Caminhas ou Tocas

       
Podem ser de madeira, plastico, PVC ou tecido. As de madeira costumam ser roidas, mas os porquinhos normalmente não roem as de tecido ou plastico.
No caso do porquinho roer a casinha observe se não ha risco dele se ferir. Caso haja algum perigo como pregos, troque a casinha.
Cuidado com o tamanho da toca ou casinha para que o bichinho não fique preso ao crescer. As casinhas, caminhas e tocas servem como abrigo para proteger do frio e dar segurança aos porquinhos mais assustados.
Casinhas para hamster são muito pequenas e podem causar sérios acidentes se o porquinho ficar preso nelas. Dê preferencia as específicas para porquinhos da índia ou para coelhos e ferrets.


 Redes ou Tuneis

    
Podem ser de tecido, usados para Ferrets. Também servem como abrigo para proteger do frio e dar segurança aos porquinhos.


 Caixa Sanitária



Alguns porquinhos aprendem a fazer xixi em uma caixa plastica forrada com serragem ou granulado de madeira, facilitando a higiene do cercado ou da gaiola.


 Não usar

 Rodas ou Bolas de exercícios: Bolas e rodas não são boas para exercitar porquinhos. O formato força a coluna podendo causar lesões. O melhor é deixar o porquinho correr solto diariamente por algum tempo desde que o lugar seja seguro e tenha sempre alguém supervisionando.  

   
 Espero ter ajudado você com todas essas informações, qualquer dúvida é só deixar uma mensagem no Mural de Recados ou o Chat online do blog! 

Abraços e até a próxima postagem!

-Mey

Nenhum comentário:

Postar um comentário